Para você a HISTÓRIA é vista como...

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

"O NORDESTE AÇÚCAREIRO"


FONTE: SCHMIDT, M, Furley. “Nova História Crítica – Ensino Médio     ”. São Paulo. Ed: Nova Geração, 2002.


NESTA ATIVIDADE VAMOS REFLETIR SOBRES ALGUNS QUESTIONAMENTOS PERTINENTES A HISTÓRIA DO BRASIL, PARA SER EXATO, VAMOS ESTUDAR OS FATOS OCORRIDOS NO NORDESTE COLONIAL, EM UM PERÍODO DE NOSSA HISTÓTIA ONDE A CANA-DE-AÇÚCAR E O AÇÚCAR ERAM PRODUTOS MUITOS VALIOSOS.
Então, é só ESTUDAR!
QUESTÃO 1:
FONTE: SCHMIDT, M, Furley. “Nova História Crítica – Ensino Médio     ”. São Paulo. Ed: Nova Geração, 2002.



QUESTÃO 2:

FONTE: SCHMIDT, M, Furley. “Nova História Crítica – Ensino Médio     ”. São Paulo. Ed: Nova Geração, 2002.

QUESTÃO 2: Analise a imagem e responda: A) Quem esta trabalhando? Como era chamado esse regime de trabalho? B) Como eles chegaram aqui no Brasil? C) Onde eles estão trabalhando? D) Caso eles não aceitassem a trabalhar neste regime aqui no Brasil, existia alguma punição? Caso sim, quais? E) Como se chamava os locais de refúgio para aqueles que conseguiam escapar das fazendas?

QUESTÃO 3:

Analise as 3 (três) imagens abaixo, logo ems eguida leia atentamente o enunciado e responda o que se pede.

IMAGEM 1:
FONTE: SCHMIDT, M, Furley. “Nova História Crítica – Ensino Médio     ”. São Paulo. Ed: Nova Geração, 2002.


IMAGEM 2:




IMAGEM 3:


QUESTÃO 3: A colonização do Brasil foi planejada e executada somente  para o mercado externo, o Brasil foi e ainda é um país agro-exportador. Destinava sua pequena produção e suas ricas matérias-primas para a metrópole e para a Europa. No chamado “Nordeste Açucareiro”, a afirmativa anterior fica bem evidente, o modelo de vida imposto nesta região fica resumido a este sistema de exploração. Em relação ao texto anterior responda os seguintes questionamentos: A) Defina um latifúndio. B) O que é a monocultura? C) Sistema escravocrata, o que significa isso? Após esses pequenos questionamentos, analise as imagens e responda: Como era o modo de na imagem 1? E na imagem 2? Por fim na imagem 3?

QUESTÃO 4:

FONTE: SCHMIDT, M, Furley. “Nova História Crítica – Ensino Médio     ”. São Paulo. Ed: Nova Geração, 2002.

QUESTÃO 4: Nos primeiros séculos da colonização brasileira a produção e a população considerável se encontravam no campo, em torno as grandes propriedades rurais que produziam produtos agrícolas e da pecuária. Às vezes, essas unidades produtivas tornavam-se também, em núcleo social, administrativo e cultural, como foi o caso de muitos ENGENHOS. Em relação ao termo destacado e a imagem responda: A) Como se chamava o local de produção do açúcar no nordeste? B) Indique como se chamava o dono desse meio de produção. C) Destaque quem trabalhava no serviço pesado neste local? D) Elenque quais eram as etapas da produção do açúcar aqui no Nordeste? E) Explique o destino final do nosso açúcar? E) Aponte quem realmente lucrava com o nosso açúcar?



QUESTÃO 1: Após a derrota de Salvador, em 1630 os holandeses enviaram uma frota de 7 mil soldados e cerca de 1 mil canhões, depois de violentos combates, Olinda, a capital de Pernambuco, foi tomada pelos holandeses. Sobre a ocupação dos holandeses no Nordeste responda: A) Como ficou conhecido esse episódio? B) Qual o interesse dos holandeses nesta região? C) Qual foi o período de ocupação holandesa no Nordeste brasileiro? D) Em relação a analise da imagem acima argumente: E) Quem liderou o processo de ocupação do Nordeste? F) Quais foram seus feitos como governante? G) Após a saída do Brasil para onde foram os holandeses?

8 comentários:

  1. Carolina, yunna
    Nova holanda

    ResponderExcluir
  2. laura elias, marcela silveira
    201
    Questão 1
    A) Nova Holanda
    B) O seu objetivo declarado era o de restaurar o comércio do açúcar com os Países Baixos, proibido pela Coroa da Espanha.
    C)1621 até 1654

    ResponderExcluir
  3. Jonatas/Lucas feliciano9 de agosto de 2011 às 05:48

    Questão 1

    A-Nova Holanda

    B-O seu objetivo declarado era o de restaurar o comércio do açúcar com os Países Baixos, proibido pela Coroa da Espanha.

    C-1621 até 1654

    D- a imagem acima argumenta cidades do nordestes invadidas pelos holandeses

    E-Rei henrique II

    F-Fundar hosapitais e asilos e pavimentação de ruas

    G-Portugual

    Questão 2

    A-negros (escravos)

    B-Pelos Navios

    C- No moinho de cana-de-açucar

    D- penas de morte.torutras,tronco etc...

    E-senzala

    Questão 3

    A- latifúndio é um regime de propriedade agrária caracterizado pela grande concentração de terras nas mãos de poucos proprietários e pelo escasso ou inexistente aproveitamento econômico

    B- Monocultura da produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto agrícola

    C- criação de escravos na época dos países colonizados como o Brasil,Angola, Moçambique

    Imagem 01-escravos trabalhando na plantação de senhores

    Imagem 02- Garimpos na produção de minerios

    Imagem 03-Refugios dos escravos

    Questão 4

    A- Engenho da Açucar

    B-Senhores do açucar

    C-Escravos Negros que trabalhavan na mão de obra pesada

    D-etapá 1 A cana é lavada, picada e desfibrada antes de chegar às moendas (onde são trituradas) para a extração
    do caldo.

    etapá 2 Tratamento do caldo: uma vez peneirado para a eliminação das impurezas o caldo é encaminhado para a
    fabricação do açúcar

    E-Ser comercializado em outros países e regiões

    F- Holandeses

    ResponderExcluir
  4. Laura Elias, Marcela silveira

    D) Maurício de Nassau

    F)Estabeleceu relações amistosas entre neerlandeses, comerciantes e latifundiários. Estes restauraram seus engenhos com empréstimos concedidos pela WIC, utilizados também na venda a crédito dos engenhos abandonados, visando restabelecer a produção de açúcar. Nassau incrementou no Nordeste a economia açucareira, introduziu métodos aperfeiçoados de cultivo da cana-de-açúcar e do fumo.

    G)Dirigiram-se para as Antilhas, ilhas localizadas na região da América Central.

    QUESTÃO 2

    A) Os escravos

    B)Escravidão

    C)A história da chegada dos negros ao Brasil começou com o comércio de escravos por parte dos portugueses, nos séculos XIV e XIX. Embarcações desafiavam o oceano para chegar à América enfrentando longos trechos e trazendo os negros em condições desumanas.

    D)No engenho de Cana-de-açúcar

    E)Eram constantemente castigados fisicamente (quando um escravo se distraía no trabalho ou por outros motivos, eram amarrados em um tronco de árvore e açoitados, as vezes, até perderem os sentidos); torturando-os fisicamente e psicologicamente, os senhores e seus algozes buscavam destruir os valores do negro e forçá-lo a aceitar a idéia da superioridade da raça branca sendo que o açoite era a punição mais comum no Brasil Colônia. Além de todos esses castigos havia uma máscara que impedia os escravos de beberem e fumarem deixando os vícios; essa máscara era chamada de "máscara de folha de flandres".

    E)Quilombo de Palmares

    QUESTÃO 3

    A)latifúndios são extensas propriedades rurais onde existe uma grande proporção de terras cultivadas ou não e são exploradas com tecnologia obsoleta e de baixa produtividade com mão-de-obra de baixo custo.

    B)Monocultura é a produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto agrícola como por exemplo:(soja e algodão). Está associada aos latifúndios.

    C)É o trabalho forçado,é quando as pessoas trabalham contra a sua vontade pela ameaça da miséria, prisão, violência (incluindo morte) ou outro extremo rigor, a si próprios ou aos membros da sua família.
    O trabalho forçado inclui todas as formas de escravidão. Conquanto a servidão e a escravidão sejam tecnicamente formas de trabalho forçado, esses termos normalmente se aplicam apenas a sociedades pré-modernas.



    D)Na imagem 1 mostra um grande latinfúdio com o senhor e seus escravos
    Na imagem 2 mostra a Grande Casa, onde moravam o senhor e sua família, A senzala onde viviam os escravos e o engenho de cana de açúcar.
    Na imagem 3 mostra os negros na senzala.

    ResponderExcluir
  5. Fernandha Fernandes

    2º01

    Questão 1

    A) Nova Holanda
    B) O seu objetivo declarado era o de restaurar o comércio do açúcar com os Países Baixos, proibido pela Coroa da Espanha.
    C)1621 até 1654
    D) Maurício de Nassau
    F)Estabeleceu relações amistosas entre neerlandeses, comerciantes e latifundiários. Estes restauraram seus engenhos com empréstimos concedidos pela WIC, utilizados também na venda a crédito dos engenhos abandonados, visando restabelecer a produção de açúcar. Nassau incrementou no Nordeste a economia açucareira, introduziu métodos aperfeiçoados de cultivo da cana-de-açúcar e do fumo.
    G)Dirigiram-se para as Antilhas, ilhas localizadas na região da América Central.

    QUESTÃO 2

    A) Os escravos
    B)Escravidão
    C)A história da chegada dos negros ao Brasil começou com o comércio de escravos por parte dos portugueses, nos séculos XIV e XIX. Embarcações desafiavam o oceano para chegar à América enfrentando longos trechos e trazendo os negros em condições desumanas.

    D)No engenho de Cana-de-açúcar

    E)Eram constantemente castigados fisicamente (quando um escravo se distraía no trabalho ou por outros motivos, eram amarrados em um tronco de árvore e açoitados, as vezes, até perderem os sentidos); torturando-os fisicamente e psicologicamente, os senhores e seus algozes buscavam destruir os valores do negro e forçá-lo a aceitar a idéia da superioridade da raça branca sendo que o açoite era a punição mais comum no Brasil Colônia. Além de todos esses castigos havia uma máscara que impedia os escravos de beberem e fumarem deixando os vícios; essa máscara era chamada de "máscara de folha de flandres".

    E)Quilombo de Palmares

    QUESTÃO 3

    A)latifúndios são extensas propriedades rurais onde existe uma grande proporção de terras cultivadas ou não e são exploradas com tecnologia obsoleta e de baixa produtividade com mão-de-obra de baixo custo.

    B)Monocultura é a produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto agrícola como por exemplo:(soja e algodão). Está associada aos latifúndios.

    C)É o trabalho forçado,é quando as pessoas trabalham contra a sua vontade pela ameaça da miséria, prisão, violência (incluindo morte) ou outro extremo rigor, a si próprios ou aos membros da sua família.
    O trabalho forçado inclui todas as formas de escravidão. Conquanto a servidão e a escravidão sejam tecnicamente formas de trabalho forçado, esses termos normalmente se aplicam apenas a sociedades pré-modernas.



    D)Na imagem 1 mostra um grande latinfúdio com o senhor e seus escravos
    Na imagem 2 mostra a Grande Casa, onde moravam o senhor e sua família, A senzala onde viviam os escravos e o engenho de cana de açúcar.
    Na imagem 3 mostra os negros na senzala.

    Questão 4 :

    A)Engenho de Açucar .
    B)Senhores do Açucar.
    C)Escravos , Negros , que ficavam com toda mão-de-Obra.
    D)Etapa 01 : A cana é lavada, picada e desfibrada antes de chegar às moendas (onde são trituradas) para a extração
    do caldo.

    Etapa 02: Tratamento do caldo: uma vez peneirado para a eliminação das impurezas o caldo é encaminhado para a
    fabricação do açúcar

    E)Ser comercializado em outros países e regiões.
    F)Os Holandeses.

    ResponderExcluir
  6. Laura e Marcela
    201
    A)engenho de açucar;
    B)senhores do açucar;
    C)escravos e negros;
    D)01:a cana é lavada,picada e desfibrada antes de chegar as moendas,onde sao trituradas para extraçao de caldo;

    02:o caldo é penerado para a eliminaçao das impurezas,depois é encaminhado para a fabricaçao do açucar;

    E)ser comercializado em outras regioes;
    F)os holandeses.

    ResponderExcluir
  7. Carolina / Yunna
    2º01

    Questão 1

    A) Nova Holanda

    B) Interesse no açucar brasileiro

    C) 1621 até 1654

    D) imagem que retrata as "cidades" em que os holandes invadiram e mostra o mauricio nassau que administrou de 1637-1644

    E) Os Holandeses

    F) Nassau pacificou a região, estabeleceu boa relação com senhores de engenho, proibiu agiotagem, consedeu auxilio financeiro em forma de cretido, diminui tributos. Além disso deu maior liberdade na venda de açúcar, cuja produção vinha se normalizando, e garantiu a liberdade religiosa aos cristãos. Nassau também se preocupou com o embelezamento e a modernização de Recife, pavimentando ruas, drenando pântanos, construindo pontes e canais sobre os rios Capiberibe e Beberibe, transformando o pequeno vilarejo em moderno centro urbano. Trouxe também para Recife várias missões artísticas e científicas, procurando criar um ambiente cultural semelhante ao que se desfrutava na Europa.

    G) Caribe

    Questão 2

    A) Os escravos, Escravocrata

    B) Atraves de Navios

    C) No engenho de cana de açucar

    D) eram amarrados no tronco e açoitados com um chicote. Em casos mais severos, as punições poderiam incluir a mutilação, a castração ou a amputação de alguma parte do corpo

    E) Quilombos

    Questão 3

    A) Grande extensão de terras, geralmente improdutivas ou escassamente exploradas por lavradores, a benefício do proprietário.

    B) Monocultura é a produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto agrícola.

    C) sistema escravocrata é um sistema onde um ser humano assume direito de posse sobre outro ser humano designado por escravo. E esse escravo tem obrigações para quem o possui.
    imagem 1: são escravos de um senhor dono de um latifundioooo
    imagem 2: um engenho de cana de açucar onde haviam o senhor de engenho e os escravos
    imagem 3: são quilombos onde os escravos se refugiavam e viviam livremente

    Questão 4

    A)Engenho de açucar

    B)Senhor de engenho

    C)Os escravos

    D)1 - feito a colheita a cana de açucar
    2 - Moagem (etapa na qual é extraido a garapa)
    3 - A garapa é levada a grandes tachos a altas temperatura até virar um mel
    4 - o mel é tranferido para um tanque onde é feito a cristalização
    5 - o mel não cristalizado é descartado
    6 - e o mel cristalizado é o açucar

    E)Ser comercializado em outros países e regiões.

    F)Os Holandeses.

    ResponderExcluir
  8. Alessandra,Lucas Oliveira.
    2ºano 01
    QUESTÃO 1

    A-Nova Holanda
    B-O seu objetivo declarado era o de restaurar o comércio do açúcar com os Países Baixos, proibido pela Coroa da Espanha.
    C-1621 até 1654
    D- a imagem acima argumenta cidades do nordestes invadidas pelos holandeses
    E-Rei henrique II
    F-Fundar hosapitais e asilos e pavimentação de ruas
    G-Portugual

    Questão 2
    A-negros .
    B-Navios
    C- No moinho de cana-de-açucar
    D- penas de morte.torutras, etc...
    E-senzala

    Questão 3
    A- latifúndio é um regime de propriedade agrária caracterizado pela grande concentração de terras nas mãos de poucos proprietários e pelo escasso ou inexistente aproveitamento econômico
    B- Monocultura da produção ou cultura agrícola de apenas um único tipo de produto agrícolaC-sistema escravocrata é um sistema onde um ser humano assume direito de posse sobre outro ser humano designado por escravo.Ou seja trabalho forçado.imagem 1: são um latifúndio dono e escravos.
    imagem 2: um engenho de cana de açucar onde haviam o senhor e os escravos .
    imagem 3: são quilombos onde os escravos se refugiavam e viviam livremente.
    QUESTÃO 4
    A)Engenho de Açucar .
    B)Senhores do Açucar.
    C)Escravos ,que ficavam com toda mão-de-Obra.
    D)Etapa 01 : A cana é lavada, picada e desfibrada antes de chegar às moendas (onde são trituradas) para a extração
    do caldo.
    Etapa 02: Tratamento do caldo: uma vez peneirado para a eliminação das impurezas o caldo é encaminhado para a
    fabricação do açúcar
    E)Ser comercializado em outros países e regiões.
    F)Os Holandeses.

    ResponderExcluir